As 10 principais técnicas de medicina estética: heróis do nosso tempo

rejuvenescimento estético da pele facial

Todos os anos, a Sociedade Americana de Cirurgia Estética e Plástica (ASAPS), uma das associações profissionais mais respeitadas, publica estatísticas sobre a demanda por serviços. Em 2016, as áreas mais populares da cosmetologia não cirúrgica incluíam técnicas de injeção e laser: terapia botulínica, injeções de ácido hialurônico, depilação a laser, resurfacing da pele a laser, bem como fotorejuvenescimento, microdermoabrasão e outros.

Em nosso artigo falaremos sobre os métodos mais populares de "medicina da beleza".

Técnicas de injeção em cosmetologia

As injeções são populares principalmente porque permitem obter o resultado desejado sem intervenção cirúrgica. Os tipos de injeções variam dependendo da profundidade em que são aplicadas: desde as camadas superficiais da pele até as camadas musculares profundas. A duração do efeito também varia: de várias semanas a vários anos.

Caracterizemos as principais técnicas de injeção utilizadas hoje em cosmetologia.

Terapia botulínica

Trata-se da introdução de medicamentos feitos a partir da toxina botulínica produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Sua ação bloqueia a transmissão dos sinais nervosos aos músculos, fazendo com que eles relaxem. Inicialmente, a terapia com toxina botulínica foi utilizada para tratar distúrbios associados a espasmos, como tiques, e posteriormente passou a ser utilizada para suavizar rugas.

As indicações para o uso da toxina botulínica em cosmetologia são rugas faciais - nos cantos e ao redor dos olhos, na testa, nos cantos da boca, sulcos nasolabiais, além de alterações no oval do rosto. As rugas de média profundidade são suavizadas com a ajuda da toxina botulínica, revertendo uma série de alterações relacionadas à idade.

O procedimento não é realizado se o paciente tiver doenças inflamatórias da pele, distúrbios hemorrágicos ou tiver sido tratado com antibióticos e anticoagulantes. As contra-indicações também incluem insuficiência renal ou hepática, intolerância individual à toxina botulínica e paresia dos músculos faciais. As injeções não são administradas a mulheres durante a gravidez e lactação. Os médicos tratam com cautela os pacientes que têm tendência a apresentar inchaço, hérnias palpebrais e acidentes cerebrovasculares.

O preparo para o procedimento não exige restrições sérias: é recomendável evitar atividades físicas e não ingerir bebidas alcoólicas. A injeção com agulhas finas geralmente não causa desconforto. O médico pode aplicar até 25 injeções em uma área do rosto durante o procedimento. Isso leva de 10 a 15 minutos. O efeito pode ser avaliado após 2 semanas. As rugas são suavizadas devido ao relaxamento muscular, mas com injeções realizadas profissionalmente, as expressões faciais e expressões faciais são preservadas.

O resultado da terapia botulínica é reversível, o efeito dura de 3 a 6 meses. Depois disso, a mobilidade dos músculos faciais retorna completamente.

Em uma nota

Uma unidade de ação é igual a 3 × 107 moléculas de toxina botulínica. A dosagem (número de unidades de ação) é determinada pelo cosmetologista. Em média estamos falando dos seguintes números:

  • área da testa - 20–30 unidades;
  • queixo - até 10 unidades;
  • área ao redor dos olhos - 24 unidades;
  • nariz e ponte nasal - 10 unidades.

Plástico de contorno

Durante o procedimento, o médico utiliza preenchimentos especiais (preenchimentos) para corrigir rugas, contorno do rosto e suas áreas individuais. As injeções modernas em cosmetologia são realizadas por meio de preenchimentos, que permitem obter o chamado efeito de modelagem 3D preservando todas as características faciais.

Em uma nota
A maioria dos preenchimentos modernos são feitos à base de ácido hialurônico. Faz parte da substância intercelular e desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio hídrico dos tecidos e na sua restauração em caso de danos. As injeções de ácido hialurônico não apenas ajudam a hidratar os tecidos, mas também estimulam a produção de proteínas estruturais pelo próprio corpo - colágeno e elastina.

As indicações para cirurgia plástica de contorno incluem rugas, dobras e rosto oval pouco claro. Contra-indicações: câncer, diabetes, doenças do tecido conjuntivo, doenças de pele, distúrbios de coagulação sanguínea, gravidez e lactação, intolerância individual.

A cirurgia plástica de contorno não requer preparo especial. Vários medicamentos contêm um anestésico; caso contrário, o médico pode administrar anestesia local. Após o contorno, são possíveis inchaço, hematomas e endurecimento na área da injeção, que desaparecem por conta própria em poucos dias.

O efeito do contorno pode durar até dois anos.

Biorreforço

O ácido hialurônico tem aplicação no biorreforço, procedimento especial que resulta na formação da "estrutura interna" do rosto. Se a pele do paciente perdeu o tom, parece flácida, opaca, se há rugas finas e sinais de ptose, o médico injeta medicamentos ao longo das "linhas de flacidez" que mantêm o tom da pele por dentro. Nesse caso, o médico pode prever exatamente como as rugas se formarão e, ao introduzir preparações de ácido hialurônico, prevenir sua ocorrência.

Biorevitalização

As injeções também são indicadas para hidratar e saturar a pele de uma determinada área com nutrientes. Neste caso, estamos falando do procedimento de biorevitalização. Com a sua ajuda poderá melhorar o estado da pele das mãos, decote, pescoço e rosto.

As injeções são contra-indicadas se o paciente tiver doenças inflamatórias da pele ou alergia aos componentes do medicamento. O período de gravidez, lactação, bem como a exacerbação de doenças somáticas também são um obstáculo tanto à biorevitalização quanto ao bioreforço.

Nenhuma preparação especial é necessária antes de administrar o ácido hialurônico. A leve vermelhidão da pele após a biorevitalização desaparece em poucas horas. O efeito dura até 12 meses. A biorevitalização geralmente é realizada uma vez a cada 1–2 meses.

Levantamento de vetores

Para esticar a pele de certas áreas (por exemplo, nas maçãs do rosto, queixo), os médicos usam o levantamento vetorial. É semelhante ao bioreforço, apenas o medicamento é injetado ao longo de várias linhas paralelas na direção da elevação desejada.

Para levantamento vetorial, são utilizadas preparações de ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio. A escolha por este último é feita se for necessário levantar uma área propensa a inchaço. O tempo de reabsorção deste medicamento é maior que o do ácido hialurônico - até 3 anos.

Plasmolifting

A essência desta técnica é administrar ao paciente seu próprio plasma sanguíneo contendo plaquetas. O plasma contém muitos componentes biologicamente ativos que estimulam o crescimento celular, participam do metabolismo e, muito importante, seu próprio plasma sanguíneo não é uma substância estranha ao corpo. Isso significa que não é rejeitado e não causa reações alérgicas.

O Plasmolifting melhora a microcirculação da pele, normaliza o equilíbrio hídrico e fortalece a imunidade local. O procedimento é realizado caso o paciente comece a desenvolver rugas finas, primeiros sinais da idade, para restaurar a saúde da pele (por exemplo, após uma queimadura solar). O Plasmolifting também pode potencializar o efeito de outros procedimentos cosméticos.

O Plasmolifting também tem uma série de contra-indicações, embora sejam poucas:

  • doenças oncológicas, hepatite, doenças do sangue;
  • gravidez e lactação;
  • doenças infecciosas e inflamatórias da pele;
  • exacerbações de doenças crônicas, infecções agudas.

Para realizar o levantamento de plasma, 20–40 ml de sangue são retirados da veia do paciente. Em seguida, é centrifugado de modo especial para obter uma fração de plasma com alto teor de plaquetas. Em seguida, o médico injeta a fração resultante por via intradérmica em micropápulas em toda a área de tratamento. O curso padrão inclui 4 sessões com intervalo de 7 a 14 dias e o efeito pode durar até dois anos. Porém, é recomendado repetir o curso uma vez por ano.

Mesoterapia

Administração de medicamentos por microinjeção diretamente na pele para melhorar suas propriedades. A mesoterapia é usada para nutrir e hidratar adicionalmente a pele e prevenir o envelhecimento. Também é usado para combater estrias e estimular o crescimento e a vitalidade dos cabelos. Para injeções, você pode usar não apenas medicamentos isolados, mas também coquetéis de mesoterapia que têm um efeito complexo. Com administração superficial, a biorevitalização e o lifting plasmático também são considerados opções de mesoterapia.

Para grandes áreas a serem tratadas, os médicos usam dispositivos especiais - injetores. A necessidade de anestesia é determinada pela sensibilidade individual do paciente.

As técnicas de injeção são atrativas principalmente para pacientes que têm medo da cirurgia. Mas vale considerar que sempre é possível que ocorra uma reação individual a um medicamento, o que é difícil de prever com antecedência. Além disso, as injeções apresentam risco de formação de hematomas, alterações na cor da pele, fibrose - formação de selo no local da injeção. Todos esses riscos devem ser discutidos previamente com seu médico.

Como mostram as estatísticas. . .
. . . as mulheres na faixa etária de 35 a 64 anos representam cerca de 60% de todas as pessoas que procuram ajuda de cosmetologistas.

Tecnologias laser em medicina estética

A essência da exposição ao laser pode ser entendida decifrando a abreviatura LASER - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation - "amplificação de luz usando radiação estimulada". Ou seja, um laser é um dispositivo que "concentra" a radiação eletromagnética em um feixe direcionado muito poderoso. É devido a isso que o feixe de laser pode ser direcionado, com precisão e pulsado.

O uso do laser em cosmetologia é possível em diversas áreas.

Rejuvenescimento a laser

A técnica baseia-se no aquecimento da pele com um feixe. Este efeito é de curto prazo, ou seja, não causa danos graves. No entanto, é suficiente para causar inflamação como resposta. Com isso, a produção de colágeno é estimulada na pele, sendo uma proteína estrutural que confere elasticidade e tonicidade. Com este efeito, as rugas são "empurradas" para fora.

As indicações para o rejuvenescimento a laser são rugas finas, rede vascular visível, poros dilatados, ptose de tecidos moles, contornos faciais prejudicados, presença de cicatrizes na pele, pós-acne, queixo duplo, excesso de pigmentação. O procedimento é contraindicado caso o paciente apresente inflamações e tumores na área de tratamento, psoríase ou doenças de pele. O rejuvenescimento a laser não é realizado durante a gravidez ou se a paciente apresentar bronzeado forte. O procedimento requer atenção especial em pacientes com diabetes mellitus, hipertensão, angina de peito, em pacientes com doenças do sangue, etc.

O rejuvenescimento profundo a laser não requer preparação especial e é realizado sem anestesia. Para obter um efeito duradouro, você precisa fazer 3-4 procedimentos em intervalos de um mês.

Fototermólise fracionada

Rugas, manchas senis, poros dilatados, cicatrizes na pele, pés de galinha, estrias, pequenos defeitos vasculares - todos esses problemas podem ser resolvidos se você passar por um procedimento de fototermólise fracionada.

Esta também é uma tecnologia laser para medicina estética, mas aqui o feixe tem características próprias. É dividido em vários microfeixes (frações), cada um dos quais não é mais grosso que um fio de cabelo humano. Todos eles afetam áreas microscópicas da pele, obtendo-se assim uma espécie de tratamento de "malha" - áreas que foram afetadas pelo feixe de laser se alternam com áreas que não foram afetadas. Nas áreas tratadas, o colágeno e a elastina são destruídos e, nas demais células intactas, são iniciados os processos de restauração das "perdas". Isso renova a pele, aumenta sua elasticidade, tonicidade e melhora a aparência.

A fototermólise fracionada é um procedimento que pode ser realizado inclusive em áreas sensíveis da face, como as pálpebras. As contra-indicações são gravidez, câncer, diabetes, doenças infecciosas ou doenças de pele em fase aguda.

A recuperação após a fototermólise fracionada ocorre rapidamente, literalmente dentro de uma semana, e a camada basal da epiderme volta ao normal no primeiro dia. Para tornar o efeito mais pronunciado, os médicos recomendam fazer de 3 a 4 sessões em intervalos de um mês.

Em caso de aumento da sensibilidade, o paciente é submetido a um procedimento com gel anestésico, mas na maioria dos casos isso pode ser evitado.

Levantamento SMAS

A abreviatura inglesa SMAS - sistema músculo-aponeurótico superficial - significa "camada músculo-aponeurótica subcutânea". É formado por músculos e ligamentos. Levantar esta camada permite obter bons resultados. Ou seja, ao esticar a pele combatemos as rugas superficiais e, ao atuar no SMAS, suavizamos as dobras mais profundas.

O levantamento do SMAS é realizado em uma máquina de ultrassom. Ao aquecer as camadas profundas da pele e dos músculos, a onda ultrassônica provoca sua contração e ativa a produção de proteínas estruturais. A aceleração dos processos metabólicos leva a uma aparência melhorada.

Muitas vezes, o lifting SMAS é recomendado para pacientes que, por um motivo ou outro, não desejam se submeter ao lifting cirúrgico. A segunda categoria de pacientes indicados para o lifting SMAS são aqueles que foram submetidos ao lifting cirúrgico e buscam prolongar o resultado.

Durante o procedimento, por meio do ultrassom, o cosmetologista "vê" as camadas profundas e avalia o estado dos músculos e da fáscia. Assim, o efeito terapêutico do ultrassom energético é direcionado pelo médico até a profundidade necessária nos músculos, fáscias e ligamentos desejados.

O levantamento SMAS não requer preparação especial. O procedimento é moderadamente doloroso; tomar um analgésico permite suportá-lo confortavelmente. O efeito é parcialmente visível imediatamente após o procedimento, e os resultados do lifting podem ser totalmente avaliados após três meses.

As técnicas de injeção em cosmetologia e cosmetologia estética a laser permitem resolver muitos problemas que há poucos anos exigiam cirurgia. Prolongar a juventude não é apenas um sonho das mulheres. Hoje, tanto os jovens como os homens que antes raramente visitavam as clínicas de cosmetologia recorrem aos serviços dos cosmetologistas. E a oportunidade de resolver muitos problemas sem intervenção cirúrgica, claro, torna a medicina estética cada vez mais atrativa e procurada.

Como escolher uma clínica de cosmetologia

Provavelmente todo visitante de centros de estética dirá que um dos pontos-chave na escolha da "sua" clínica e do "seu" médico é uma abordagem individualizada, que é implementada (ou não implementada) por um especialista. Um cosmetologista falará sobre as nuances de combinar abordagens pessoais e objetivas:

"Trabalhando em cosmetologia, não podemos agir apenas com base nas nossas preferências e considerações. Devemos levar em consideração as expectativas do paciente, seu humor, inclusive suas dúvidas e medos. Aqui a experiência dos especialistas desempenha um papel decisivo. Por exemplo, a clínica Gradient emprega cosmetologistas com formação médica superior, especialização na área de medicina estética e também com formação em técnicas modernas. Isso permite uma visão mais ampla do problema.

E não podemos deixar de mencionar a importância dos equipamentos modernos. Os fabricantes estão avançando no sentido de melhorar os dispositivos, e as clínicas, assim como os próprios pacientes, certamente estão prestando atenção a isso. "

A medicina estética e a cosmetologia permitem corrigir muitas imperfeições da aparência, como rugas, cicatrizes, acne, o que melhora a aparência e prolonga a juventude.

Rugas de expressão que evidenciam a idade podem ser eliminadas por meio de procedimentos cosméticos, como contorno facial intradérmico.

As tecnologias modernas na medicina ajudam a resolver muitos problemas cosméticos sem o uso de medidas radicais.

O custo dos procedimentos estéticos depende da complexidade da tarefa, da área de correção e da quantidade de trabalho.

Você pode fazer qualquer pergunta que possa ter em sua consulta inicial com um cosmetologista.